TFCast

Fotografia - Plano de fundo


Estou testando novos planos de fundo para melhorar a qualidade das fotos (clique nas fotos para ampliar). Não sou nenhum profissional na área. Tudo que estou fazendo é empírico com base em algumas dicas que encontro na Internet.
Aliás, no fórum da ATB tem um tópico só sobre dicas de fotografia, tem dicas muito boas lá, tanto é que estou seguindo algumas.


Além dos novos fundos, estou utilizando uma iluminação auxiliar, além do flash da câmera. Muita gente não gosta de usar o flash porque ele satura demais as cores. Pode-se evitar esse problema se não apontarmos o flash direto ao objeto, mas sim ao fundo. Normalmente aponto o flash da câmera um pouco acima do objeto, dessa forma a saturação ocorre no fundo da imagem, dando um melhor contraste. É claro que para este recurso funcionar bem é preciso ter uma câmera com ajute de múltiplos focos. Normalmente as câmeras mais modernas já vêm com este recurso. A seguir uma série de fotos com diferentes fundos:

Foto tirada em fundo branco. Talvez estejam se perguntando onde está a saturação do fundo branco. Na verdade a foto original é bem maior do que essa, o ponto de saturação está mais pra cima da foto. Fiz a seleção apenas da área de interesse, pois o objetivo é mostrar o brinquedo e não o fundo. Mas, perae... o fundo não está cinza? Está! Acontece que o palel cartolina não reflete muito bem a luz. Isto é, reflete, mas reflete menos do que o Downshift que tem uma pintura que reflete luz (é, acho que escolhi um modelo errado como exemplo, mas agora já foi).
É legal de se trabalhar com o fundo branco pois a edição de imagens no photoshop fica muito mais fácil. Lembre-se sempre que programas de edição de imagens não fazem milagres. Para se ter boas fotos é preciso ter uma boa dedicação na hora de fotografar.

Para brinquedos que tenham a cor branca é só utilizar um fundo de outra cor. De preferência de uma cor que não tenha no brinquedo. Aqui uma foto do Blades e do Red Alert em um fundo amarelo.


A vantagem de fundos de cor clara é que estes refletem bem a luz. Pode-se fazer proveito disso para acionar o efeito de brilho dos olhos que a maioria dos transformers têm. É claro que um ajuste de brilho e contraste no photoshop também ajuda.

Fundos de cor escura também são muito bonitos. Porém não use cores muito chamativas. Lembre-se que o importante é mostrar o brinquedo e não o fundo.

Uma dica: é muito mais fácil encontrar o foco quando se está longe do objeto. Além disso o flash não vai saturar as cores. Mas e para tirar boas fotos de close do brinquedo? Basta usar uma resolução maior da câmera (maior "megapixagem"). Normalmente uso 2 megapixels ou mais (esqueçam o modo VGA).

Qualquer programa de edição de imagens possui a ferramenta de "cortar" a imagem. Selecione apenas a imagem que você quiser e pronto. Aliás, aconselho usar esse recurso sempre. Enquadre apenas o brinquedo e retire o excesso do fundo.

O plano de fundo é muito importante para se ter boas fotografias. Se você nunca o notou, maravilha! Esse é a função dele.

Confira mais fotos no meu Photobucket:
http://s653.photobucket.com/albums/uu252/hero197/Misc/

Não sou nenhum profissional no ramo, mas pretendo melhorar.

Falows!

Artigos Relacionados

2 comentários:

Barão disse...

Eu costumo tirar fotos com meu sofa de couro preto. A textura dele deixa um aspecto bem interessante.

Engraçado é que justamente hoje eu postei em meu blog um comentário sobre fundo nas fotos.

21/1/10 21:54
Hero disse...

Eu já vi várias fotos no seu fotki e achei muito bacana.

O estúdio que você fez tá bem mais caprichado do que o meu, hehehe. Atrás dos meus planos de fundo tá a maior bagunça.

22/1/10 09:20